quarta-feira, 4 de junho de 2008

continuação:

O Sábio Visnuzarman compôs o Livro que tem por nome Panchatantra e dividiu-o em cinco capítulos: Desunião de Amigos; Aquisição de Amigos; Mochocorvino; A Perda do Adquirido; A Conduta Impremeditada. E, acabou a História!!!
Pois bem, o 1º livro Desunião de Amigos contém 22 contos encadeados uns nos outors, vou ilustrar um ..."homens de avançada idade, se são ricos; o que não tem dinheiro, é velho ainda que esteja na juventude.
E os meios de um homem fazer-se rico são seis: a mendicidade, o serviço do rei, a agricultura, a aquisição da ciência para dedicar-se ao ensino, a usura e o comércio.
De todos estes meios, o comércio é o mais expedito para conseguir fortuna. Pois disse-se:
A mendicidade é ofício de homens de casta vil;
O rei, ah! não remunera devidamente;
A agricultura enlanguesce por falta de chuvas;
Ter de suportar um Mestre para aprender com ele é procedimento de muitas dificuldades;
O ofício de usurário faz-te pobre, porque pões o teu dinheiro em mãos alheias;
Não creio que haja no mundo ocupação melhor que a do comerciante.
De todos estes processos aponta-se como melhor o que acumula mercadorias para lucrar com o seu comércio; todos os restantes são de êxito duvidoso.
E as espécies de comércio em que se pode fazer fortuna são sete; a saber:
O ofício de perfomista, o emprestar com hipoteca, o associar-se para um negócio, a chegada de um cliente conhecido, o pedir preços exagerados, o enganar no peso e na medida e o importar objectos de outra região. Pois disse-se:
Entre todas as mercadorias, o perfume é a mais vantajosa; em comparação com ele, nada valem o ouro nem os outros objectos; pois o que se compra por um vende-se por cem.
Quando lhe cai em casa uma prenda, o prestamista dá graças ao seu deus; se o depositante morrer depressa, diz-lhe, far-te-ei uma oferenda.
O chefe de uma socieddade comercial pensa cheio de gozo: ganhei hoje a terra cheia de tesouros; que necessidadetenho de outra coisa?
quando o comerciante vê chegar muito depressa um cliente conhecido, o desejo que tem de apoderar-se-lhe do dinheiro alegra-lhe o coração com se lhe nascesse um filho.
São 22 contos só no 1º livro ou capítulo, e isto nem um chega a ser um conto ...

Sem comentários: